PortuguêsVariação linguística
- (CPCON 2020)
Flexibilidade é a prova dos nove
O erro de português grave e reiterado pode incomodar e melar uma aproximação promissora entre casais. Mas, não está dado que alguém mantenha relacionamento duradouro sendo inflexível no uso da gramática formal. Se alguém aplica, de forma ordotoxa, a gramática normativa numa conversa de bar, por exemplo, pode virar o chato da mesa. Pode perder a namorada. O problema é que a norma culta tem sido há muito tempo considerada no Brasil um código de distinção social, quando é elemento de comunicação vital à constituição de nossa identidade e de nossos relacionamentos [...]. (In: As regras de Atração. Sessão Comportamento. Revista Língua Portuguesa. Ano 8, Nº 89, março/2013, p. 17).
Dessa forma, é CORRETO afirmar:
A) A norma culta torna-se uma sombra do idioma, se a tomamos como universal, quando, na verdade, não existe um único padrão; cada situação de comunicação pede um registro que lhe é adequado.
B) A falta de familiaridade com a língua padrão retrata aspectos da personalidade e da inteligência de uma pessoa.
C) O dizer não está em jogo na criação da imagem social de si, vendo a língua como fenômeno social.
D) Ter desenvoltura com o idioma não faz a pessoa conversar melhor, namorar melhor, ficar bem em qualquer situação em que está inserido.
E) A flexibilidade do registro gramatical, adequado ao contexto de fala e escrita, não caracteriza um aprendizado desafiador.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 225
Vamos para o Anterior: Exercício 223
Tente Este: Exercício 355
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Português