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PedagogiaProjeto político pedagógico


EXERCÍCIOS - Exercício 498

  • (UFMT 2021)

Para Ilma Veiga, “o projeto político-pedagógico vai além de um simples agrupamento de planos de ensino e de atividades diversas. O projeto não é algo que é construído e em seguida arquivado ou encaminhado às autoridades educacionais como prova do cumprimento de tarefas burocráticas. Ele é construído e vivenciado em todos os momentos, por todos os envolvidos com o processo educativo da escola”. (VEIGA, Ilma P. A. Projeto Político-Pedagógico da escola: Uma construção coletiva. In: _____; RESENDE, L. M. G. de (orgs.). Escola: Espaço do Projeto Político Pedagógico. Campinas: Papirus, 1998.)
A partir da perspectiva contida no fragmento de texto, NÃOcaracteriza o Projeto Político-Pedagógico (PPP) nas escolas públicas brasileiras:



A) Define um fluxo preciso das tarefas, das ações e, principalmente, das decisões da escola, a partir de relações hierárquicas e centralizadas.

B) Tem dentre seus princípios a igualdade de condições para acesso e permanência na escola e a concepção de que a qualidade não pode ser privilégio de minorias econômicas e sociais.

C) Traz uma caracterização da estrutura organizacional da escola, tanto no âmbito administrativo quanto no pedagógico.

D) Demanda continuidade das ações, descentralização, democratização do processo de tomada de decisões e desenvolvimento de um processo coletivo de avaliação emancipatória.


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