Procura

PedagogiaProjeto político pedagógico


EXERCÍCIOS - Exercício 326

  • (VUNESP 2019)

Em reunião de revisão dos princípios estabelecidos no Projeto Político-Pedagógico de uma CEI, uma professora apontou a necessidade de rever o item que tratava da dimensão política, pois, de acordo com ela, essa é uma posição individual e que não cabe à escola discutir política. No debate estimulado, a partir da fala da professora, a diretora da escola fez uma intervenção retomando as ideias de Terezinha Rios em Ética e competência, para quem


A) ao definir a visão de mundo, de sociedade, os gestores, professores e profissionais da escola desejam para as crianças uma determinada opção política partidária, a escola faz suas escolhas que deverão ser seguidas pelos alunos.

B) cabe ao professor deter o domínio técnico de sua prática, isto é, o domínio dos conteúdos, técnicas, estratégias que permitam que “dê conta do seu recado”; a dimensão política será estabelecida pela relação do aluno com seu círculo social e familiar.

C) desvincular os aspectos técnicos e políticos da atuação do educador reflete a sua postura ética e moral e da instituição escolar, determinando a direção que será dada ao saber escolar na sociedade.

D) a competência técnico-política, de caráter dialético, faz parte de uma visão romântica de educação comprometida; uma concepção técnico-pedagógica e apolítica é a que detêm os meios necessários para uma educação de qualidade.

E) o sentido político da prática docente se dá pela mediação da competência técnica, condição necessária, embora não suficiente, para plena realização desse mesmo sentido político, da prática docente para o professor.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 327

Vamos para o Anterior: Exercício 325

Tente Este: Exercício 348

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Pedagogia






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=2.41ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.56ms))((ts_substr_c=1.15ms))((ts_substr_im=0.76ms))
((total= 5ms))