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PortuguêsInterpretação de textos (2)


EXERCÍCIOS - Exercício 415

  • (FUNCERN 2017)

Todos os recursos da língua – em todos os seus planos (fonológico, morfológico, sintático, semântico, pragmático) e níveis (lexical, frasal, textual-discursivo) – em termos de unidades e estrutura (sejam elas fonológicas, morfológicas, sintáticas, textuais), funcionam como pistas e instruções de sentidos que são coadjuvados nessa função por mecanismos, fatores e princípios. Dessa ação conjunta, surgem os efeitos de sentido possíveis para uma dada sequência linguística usada como texto numa dada situação de interação.

O que se disse anteriormente autoriza afirmar que tudo o que é gramatical é textual e, vice-versa, que tudo o que é textual é gramatical. Assim, quando se estudam aspectos gramaticais de uma língua, estão sendo estudados os recursos de que a língua dispõe para que o falante/escritor constitua seus textos para produzir o(s) efeito(s) de sentido que pretende sejam percebidos pelo ouvinte/leitor e o que afeta essa percepção. Quando são estudados aspectos textuais da língua, estamos estudando como esses recursos funcionam na interação comunicativa [...].

Fonte: TRAVAGLIA, L. C. Gramática ensino plural . São Paulo: Cortez, 2003. p. 45.


Do excerto, infere-se:


A) o ensino de gramática concebida como um conjunto sistemático de normas para bem falar e escrever deve ser assumido no contexto escolar a fim de garantir o desenvolvimento da competência comunicativa do aluno e a sua agência na vida social.

B) uma concepção de gramática fundada na descrição e no funcionamento de regras estruturais da língua proporciona a autonomia do sujeito leitor/produtor de textos e viabiliza a construção de sentidos dos textos escritos na sala de aula.

C) o ensino de gramática, quando enfatiza as variedades cultas da língua, representantes do padrão monitorado escrito, desenvolve-se em uma abordagem emancipatória, proporcionando a autonomia do sujeito leitor/produtor de textos na escola.

D) uma concepção textual-interativa de trabalho com a gramática, imbricando texto e gramática, favorece a constituição identitária e o desenvolvimento da competência comunicativa do sujeito leitor/produtor de textos na escola.


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