Procura

DiversosDiversos (13)


EXERCÍCIOS - Exercício 322

  • (CONSULPLAN 2017)

“Instrumentos de avaliação, que têm por objetivo medir a intensidade de sintomas de depressão, têm alcançado um papel de destaque no meio clínico e de pesquisa, por conseguirem avaliar sentimentos subjetivos e de autopercepção, aspectos importantes para auxiliar no diagnóstico formal da depressão e que são mais difíceis de serem observados apenas pela avaliação clínica.”

(Paranhos, Argimon & Werlang, 2010.)

Nessa perspectiva destacam-se o Inventário de Depressão de Beck , instrumento amplamente estudado e utilizado mundialmente, bem como demais escalas e baterias nacionais para identificação, rastreio e avaliação da gravidade de quadro depressogênicos, indicados pelo SATEPSI. Tendo isso em vista, a respeito do Inventário Beck de depressão é correto afirmar que


A) é uma escala de autorrelato, composto por 20 itens descritivos, com alternativas de respostas variando de nada a um pouco, moderadamente e gravemente.

B) uma escala de autorrelato constituído por 21 itens, dentre os quais os primeiros 19 apresentam três alternativas para respostas refletindo gradações da gravidade de desejos, atitudes e planos suicidas.

C) é um instrumento que possui 20 sentenças, nas quais o sujeito deve assinalar verdadeiro ou falso para cada afirmação apresentada e mede a dimensão do pessimismo ou da extensão das atitudes negativas frente ao futuro.

D) é um instrumento de autorrelato composto por 21 itens, cada um com 4 alternativas com escores de 0 a 3 que subentendem graus crescentes da depressão, utilizado para a medida da intensidade da depressão, sobretudo na área clínica e na pesquisa.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 323

Vamos para o Anterior: Exercício 321

Tente Este: Exercício 402

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Diversos






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+