PedagogiaTeorias do desenvolvimento e da aprendizagem
- (IBADE 2020)
Patto (1999) traz em sua obra o conceito de fracasso escolar como produzido pelo dia a dia da rotina escolar, há diversos estereótipos e preconceitos que rodeiam as camadas mais pobres e que não partem apenas da instituição, mas também dos profissionais e da sociedade, que envoltos na teoria da carência cultural, não compreendem as particularidades culturais de seus alunos.
(PATTO, M. H. S. A produção do fracasso escolar: historias de submissão e rebeldia. São Paulo: T. A. Queiroz, 1999).
Observe as afirmativas:
I - o fracasso escolar é associado às deficiências individuais de cada aluno, sejam elas físicas, que dizem respeito a inúmeras questões particulares de seu organismo e que de alguma maneira refletem em sua aprendizagem;
II - o fracasso escolar pode ser tratado como se fosse problemas isoláveis;
III - as razões para o fracasso escolar são poucas e estão isoladas umas das outras;
IV - as dificuldades percebidas nos processos de escolarização não podem ser compreendidas de modo descolado das práticas e processos escolares que dificultam a aprendizagem.
Agora, assinale a opção correta:
A) apenas as afirmativas I e IV estão corretas.
B) apenas as afirmativas II e III estão corretas.
C) apenas as afirmativas III e IV estão corretas.
D) apenas as afirmativas I, II e III estão corretas
E) apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 459
Vamos para o Anterior: Exercício 457
Tente Este: Exercício 76
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Pedagogia