Procura

PedagogiaTeorias do desenvolvimento e da aprendizagem


EXERCÍCIOS - Exercício 458

  • (IBADE 2020)

Patto (1999) traz em sua obra o conceito de fracasso escolar como produzido pelo dia a dia da rotina escolar, há diversos estereótipos e preconceitos que rodeiam as camadas mais pobres e que não partem apenas da instituição, mas também dos profissionais e da sociedade, que envoltos na teoria da carência cultural, não compreendem as particularidades culturais de seus alunos.
(PATTO, M. H. S. A produção do fracasso escolar: historias de submissão e rebeldia. São Paulo: T. A. Queiroz, 1999).
Observe as afirmativas:
I - o fracasso escolar é associado às deficiências individuais de cada aluno, sejam elas físicas, que dizem respeito a inúmeras questões particulares de seu organismo e que de alguma maneira refletem em sua aprendizagem;
II - o fracasso escolar pode ser tratado como se fosse problemas isoláveis;
III - as razões para o fracasso escolar são poucas e estão isoladas umas das outras;
IV - as dificuldades percebidas nos processos de escolarização não podem ser compreendidas de modo descolado das práticas e processos escolares que dificultam a aprendizagem.
Agora, assinale a opção correta:



A) apenas as afirmativas I e IV estão corretas.

B) apenas as afirmativas II e III estão corretas.

C) apenas as afirmativas III e IV estão corretas.

D) apenas as afirmativas I, II e III estão corretas

E) apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 459

Vamos para o Anterior: Exercício 457

Tente Este: Exercício 76

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Pedagogia






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=9.28ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.79ms))((ts_substr_c=2.30ms))((ts_substr_im=1.08ms))
((total= 13ms))