PedagogiaTeorias do desenvolvimento e da aprendizagem
- (CESPE 2017)
De acordo com os pressupostos teóricos piagetianos, para que a construção progressiva dos conhecimentos pelos estudantes aconteça de forma adequada, a relação entre professor e aluno deve
A) considerar a necessária relação entre o ser aprendente, o objeto de conhecimento e o outro ser social capaz de mediar o processo de aprendizagem e, consequentemente, seu desenvolvimento.
B) ser marcada por situações que promovam desequilíbrio, conflitos e reflexões do educando sobre suas ações, de modo que ele possa construir compreensões cada vez mais elaboradas acerca da realidade, conseguindo manter a motivação para aprender.
C) consistir na obtenção de contingências de reforço, de modo a possibilitar ou a aumentar a probabilidade de ocorrência da resposta a ser aprendida.
D) levar em consideração o antagonismo de bloqueio, já que, as necessidades afetivas dos aprendentes, quando não satisfeitas, resultam em barreiras para a capacidade cognitiva e o desenvolvimento da personalidade no processo de ensino e aprendizagem.
E) ser verticalizada, pois o professor é capaz de apontar e corrigir os erros dos educandos, em um processo de transmissão dos conhecimentos.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 20
Vamos para o Anterior: Exercício 18
Tente Este: Exercício 121
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Pedagogia