PedagogiaDiretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais
- (FCC 2020)
A invisibilidade é terreno fértil para o racismo e o preconceito, cujo ocultamento nas diversas práticas de ensino naturaliza o
silenciamento e a negação do conflito que existe na dominação da ideologia imperante que não é quilombola, é branca e
europeia. Essas atitudes discriminatórias impregnadas na formação do professor resultaram, ao longo dos anos, em prejuízo à
população negra no que se refere ao baixo nível de escolaridade, à exclusão do mercado de trabalho, entre outros fatores que
ainda permanecem na sociedade brasileira.
(Adaptado de: SILVA, Petronilha B. G. "Aprender, ensinar e relações étnico-raciais no Brasil". Revista Educação , Porto Alegre/RS, ano XXX, n. 3 (63), p. 489-506, set.-dez. 2007)
Considerando os conceitos expressos no texto, é correto afirmar que:
A) a ideologia branca e europeia redunda em prejuízo para a população quilombola por meio da exclusão de um sistema educacional.
B) o racismo estrutural impede a implementação das diretrizes para a educação quilombola no país.
C) o silenciamento e a negação do conflito retratam a complexa relação entre comunidades remanescentes de quilombo e ambiente urbano.
D) a adequada formação inicial e continuada de professores é fator-chave para a implementação da educação nas comunidades remanescentes de quilombos.
E) o baixo nível de escolaridade e a exclusão do mercado de trabalho produzem atitudes discriminatórias por parte do professor.
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