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PedagogiaDiretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais


EXERCÍCIOS - Exercício 52

  • (VUNESP 2019)

Conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, cabe às escolas


A) conscientizar os estudantes de que a relevância do estudo de temas decorrentes da história e cultura afro-brasileira e africana se restringe à população negra.

B) incluir no contexto dos estudos e das atividades as contribuições histórico-culturais dos povos indígenas e dos descendentes de asiáticos, além das de raiz africana e europeia.

C) mudar o foco etnocêntrico marcadamente de raiz europeia pelo africano, ou seja, enfatizar o estudo da história e da cultura dos povos africanos.

D) promover ações que visem a uma homogeneização cultural da sociedade brasileira, a fim de que um dia as pessoas possam ser iguais em seus valores, costumes e crenças.

E) punir exemplarmente os alunos que desvalorizam a história e a cultura dos povos africanos, asiáticos e indígenas, inibindo assim preconceitos e discriminações.


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