PedagogiaDiretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais
- (IF-MS 2019)
Conforme Resolução CNE/CEB nº 5, de 22 de julho de 2012, constituem objetivos da Educação Escolar Indígena proporcionar a essas populações, suas comunidades e povos:
A) A recuperação de suas memórias históricas; a reafirmação de suas identidades étnicas; a valorização de suas línguas e ciências, excluindo os demais conteúdos escolares pautados na cultura eurocêntrica.
B) O acesso às informações, conhecimentos técnicos, científicos e culturais da sociedade nacional sem diferenciação das demais escolas públicas e privadas, garantindo o direito e a igualdade na educação.
C) A recuperação de suas memórias históricas; a reafirmação de suas identidades étnicas; a valorização de suas línguas e da Língua Portuguesa nacional e ciências, excluindo os demais conteúdos escolares pautados na cultura eurocêntrica.
D) A recuperação de suas memórias históricas; a reafirmação de suas identidades étnicas; a valorização de suas línguas e ciências; e o acesso às informações, conhecimentos técnicos, científicos e culturais da sociedade nacional.
E) A recuperação de suas memórias históricas; a reafirmação de suas identidades étnicas; a valorização de suas línguas e ciências com estudos transversais abordados exclusivamente nas unidades curriculares de História e Sociologia.
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