Procura

PedagogiaDiretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais


EXERCÍCIOS - Exercício 21

  • (FCC 2018)

O racismo e os mesmos preconceitos que estão na sociedade permeiam o cotidiano das relações sociais de alunos entre si e de alunos com professores no espaço escolar. O desafio desse convívio e a dificuldade de lidar com esses casos leva alguns educadores a praticarem a política do avestruzou a sentirem penados agredidos. As Diretrizes Curriculares para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africanas, estabelecem como responsabilidade dos órgãos colegiados das escolas,


A) o exame e encaminhamento de solução para situações de discriminação, buscando criar situações educativas para o reconhecimento, valorização e respeito da diversidade.

B) o estabelecimento de punição progressiva a qualquer membro da comunidade que pratique, por atos ou omissões, a discriminação ou preconceito.

C) a promoção do aprofundamento de estudos na temática para auxiliar os professores a conceberem e desenvolverem estudos, programas e projetos contra o racismo.

D) a garantia do direito de alunos afrodescendentes de frequentarem estabelecimentos com professores competentes e comprometidos com a educação de negros e não negros.

E) a definição de conteúdos curriculares que enfatizem aspectos da cultura e da história afro-brasileira e africanas, minimizando as questões raciais.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 22

Vamos para o Anterior: Exercício 20

Tente Este: Exercício 80

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Pedagogia






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=2.57ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.53ms))((ts_substr_c=0.99ms))((ts_substr_im=0.91ms))
((total= 5ms))