PedagogiaLei nº 9.131 de 1995 - conselho nacional de educação
- (VUNESP 2019)
Olga e algumas amigas reuniram-se a fim de estudar para o concurso de Professor de Ensino Infantil do Município de Iguape. Em dado momento, uma das participantes levantou dúvidas quanto à vinculação entre o cuidar e o educar na Educação Básica. Imediatamente, Olga, que já havia lido atentamente a Resolução CNE/CEB nº 4/2010, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica, explicou-lhe acertadamente que
A) cada etapa da Educação Básica é delimitada por sua finalidade, seus princípios, objetivos e diretrizes educacionais, por isso apenas na Educação Infantil há inseparabilidade entre o cuidar e o educar, que deve ser uma concepção norteadora do projeto político- -pedagógico da escola.
B) embora na Educação Básica o cuidar e o educar devam estar presentes, as atividades ligadas aos aspectos físicos da educação são tarefas de cuidado, enquanto as tarefas que “mexem com a cabeça”, como aprender matemática e escrever um texto, são tarefas educativas.
C) a vinculação entre o cuidar e o educar deve estar presente em toda a Educação Básica, mas no caso específico da Educação Infantil essa vinculação deverá ser feita de um modo particular: os auxiliares devem cuidar das crianças, e os professores, educarem-nas.
D) na Educação Básica, é necessário considerar as dimensões do educar e do cuidar, em sua inseparabilidade, buscando recuperar, para a função social desse nível da educação, a sua centralidade, que é o educando, pessoa em formação na sua essência humana.
E) a vinculação entre o cuidar e o educar, própria da Educação Infantil, deve, hoje, permanecer ao longo do 1º ano do Ensino Fundamental, para que as crianças de 6 anos de idade não vivam uma drástica ruptura com os princípios que orientam a ação pedagógica na pré-escola.
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