PedagogiaPrincipais autores
- (VUNESP 2019)
Lerner (2002), ao discutir a questão do ler e escrever na escola, analisa a partir de três dimensões: o real, o possível e o necessário. Por conseguinte, para a autora,
A) o real envolve a compreensão das dificuldades intrínsecas ao processo de apropriação da leitura e da escrita, diferenciando-as das questões institucionais que pouco interferem nesse processo.
B) o necessário refere-se à preservação, na escola, do sentido que a leitura e a escrita têm como práticas sociais, incorporando os alunos à comunidade de leitores e escritores.
C) o real envolve o esforço de conciliar as necessidades inerentes à escola com o propósito de formar leitores e escritores, aproximando a versão escolar da leitura e escrita das práticas sociais.
D) o necessário abarca a organização didática dos conteúdos, considerando-se tempo e sequenciação fragmentada do que se ensina, gerando condições efetivas de aprendizagem.
E) o possível refere-se a um ideal utópico de que todos os alunos são capazes e têm condições de se tornarem cidadãos da cultura escrita, respeitando as diferenças individuais.
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