Procura

PedagogiaPrincipais autores


EXERCÍCIOS - Exercício 97

  • (VUNESP 2019)

Lerner (2002), ao discutir a questão do ler e escrever na escola, analisa a partir de três dimensões: o real, o possível e o necessário. Por conseguinte, para a autora,


A) o real envolve a compreensão das dificuldades intrínsecas ao processo de apropriação da leitura e da escrita, diferenciando-as das questões institucionais que pouco interferem nesse processo.

B) o necessário refere-se à preservação, na escola, do sentido que a leitura e a escrita têm como práticas sociais, incorporando os alunos à comunidade de leitores e escritores.

C) o real envolve o esforço de conciliar as necessidades inerentes à escola com o propósito de formar leitores e escritores, aproximando a versão escolar da leitura e escrita das práticas sociais.

D) o necessário abarca a organização didática dos conteúdos, considerando-se tempo e sequenciação fragmentada do que se ensina, gerando condições efetivas de aprendizagem.

E) o possível refere-se a um ideal utópico de que todos os alunos são capazes e têm condições de se tornarem cidadãos da cultura escrita, respeitando as diferenças individuais.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 98

Vamos para o Anterior: Exercício 96

Tente Este: Exercício 105

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Pedagogia






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=13.90ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.55ms))((ts_substr_c=1.42ms))((ts_substr_im=0.78ms))
((total= 17ms))