PedagogiaPrincipais autores
- (VUNESP 2019)
No livro Indisciplina na escola: alternativas teóricas e práticas,Teresa C. R. Rego afirma que a escola não pode se eximir de sua tarefa educativa no que se refere à disciplina. Se uma das metas da escola é que os alunos aprendam as posturas consideradas corretas em nossa cultura (por exemplo, apresentar atitudes de solidariedade, cooperação e respeito aos seus colegas e professores), de acordo com a autora, entre outras ações, a prática escolar cotidiana deve
A) instituir a ação energética dos professores; adotar disciplina rígida e exigir comportamento adequado, correto e respeitoso dos alunos. Deve-se ainda, conceder a transferência compulsória aos alunos considerados indisciplinados e àqueles que não aceitarem as regras determinadas pela escola.
B) basear-se em relações que envolvam a coação e o respeito unilateral, pois é através do reforço da heteronomia do aluno, do respeito a hierarquia e das regras rigorosas que se alcançarão os comportamentos considerados corretos em nossa cultura e os resultados desejados pelos adultos.
C) relacionar os comportamentos indesejáveis com sanções, por exemplo, notas baixas, advertência para os pais assinarem, suspensão das aulas. Apesar de “linha dura”, as ameaças e o receio de punições permitem aos alunos desenvolverem maior autocontrole e foco nos comportamentos considerados corretos em nossa cultura.
D) adequar as exigências às possibilidades e necessidades dos alunos. Deve dar aos educandos a liberdade e a permissividade. Eles precisam ser livres para decidir e fazer o que acreditam ser correto, desenvolvendo assim, a anomia.
E) dar condições para que as crianças conheçam as posturas consideradas corretas em nossa cultura, e para que também construam e interiorizem esses valores, e, principalmente, desenvolvam mecanismos e controle reguladores de sua conduta.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 57
Vamos para o Anterior: Exercício 55
Tente Este: Exercício 112
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Pedagogia