PedagogiaPrincipais autores
- (VUNESP 2019)
Vasconcellos (2002) concebe o planejamento como uma oportunidade de repensar todo o fazer da escola, como um caminho de formação de educandos e dos educadores; sendo que o conceito de planejamento que descreve apresenta como exigência: a participação. O autor afirma que a proposta metodológica do planejamento participativo oferece inúmeros benefícios, por exemplo, favorece o envolvimento dos indivíduos, visto que nasce na própria participação ativa de cada membro. De acordo com Vasconcellos, a participação no planejamento é também um elemento estratégico, visto que
A) retira dos gestores a responsabilidade sobre as decisões tomadas durante o planejamento; caso o elemento planejado não apresente o sucesso esperado.
B) é uma forma de diminuir (através da negociação, pela busca de consenso ou de hegemonia) as resistências dos próprios agentes internos à instituição.
C) permite que todos da equipe visualizem àqueles que se mostraram contrários ou resistentes às ideias apresentadas.
D) contribui para que os participantes, presentes no momento do planejamento, possam “fiscalizar” a realização e o cumprimento daquilo que foi planejado.
E) evita os relatos posteriores sobre os eventos ocorridos durante o planejamento, pois as falas podem ser distorcidas, gerando ruídos, fofocas e conflitos na escola.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 63
Vamos para o Anterior: Exercício 61
Tente Este: Exercício 133
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Pedagogia