Procura

PedagogiaPrincipais autores


EXERCÍCIOS - Exercício 62

  • (VUNESP 2019)

Vasconcellos (2002) concebe o planejamento como uma oportunidade de repensar todo o fazer da escola, como um caminho de formação de educandos e dos educadores; sendo que o conceito de planejamento que descreve apresenta como exigência: a participação. O autor afirma que a proposta metodológica do planejamento participativo oferece inúmeros benefícios, por exemplo, favorece o envolvimento dos indivíduos, visto que nasce na própria participação ativa de cada membro. De acordo com Vasconcellos, a participação no planejamento é também um elemento estratégico, visto que


A) retira dos gestores a responsabilidade sobre as decisões tomadas durante o planejamento; caso o elemento planejado não apresente o sucesso esperado.

B) é uma forma de diminuir (através da negociação, pela busca de consenso ou de hegemonia) as resistências dos próprios agentes internos à instituição.

C) permite que todos da equipe visualizem àqueles que se mostraram contrários ou resistentes às ideias apresentadas.

D) contribui para que os participantes, presentes no momento do planejamento, possam “fiscalizar” a realização e o cumprimento daquilo que foi planejado.

E) evita os relatos posteriores sobre os eventos ocorridos durante o planejamento, pois as falas podem ser distorcidas, gerando ruídos, fofocas e conflitos na escola.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 63

Vamos para o Anterior: Exercício 61

Tente Este: Exercício 133

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Pedagogia






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=6.91ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.72ms))((ts_substr_c=0.54ms))((ts_substr_im=0.79ms))
((total= 9ms))