Procura

PedagogiaPrincipais autores


EXERCÍCIOS - Exercício 57

  • (VUNESP 2019)

Freitas (2007), ao escrever sobre a avaliação em larga escala no Brasil, afirma que se reconhece a legitimidade e a indispensabilidade do Estado-Educador para qualificar a educação básica brasileira, como também a possibilidade de que o Estado-avaliador constitua uma forma de mediação pertinente para contribuir no alcance desse objetivo. Mas, para isso, segundo a autora, entre outras, é condição necessária que


A) os resultados obtidos nas avaliações em larga escala possam justificar intervenções diretivas e reguladoras nas instituições de ensino, geradas pelo Estado-educador, visando a fiscalização e a qualidade total da educação.

B) seja alterado o formato e a frequência das avaliações: Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA), visando reduzir as dificuldades que a aplicação dessas avaliações geram nas escolas.

C) que o Estado-educador conduza a situações em que seja diminuída a atuação direta e efetiva de um Estado provedor do direito à educação de todos, permitindo meios alternativos e flexíveis de educação e de ensino.

D) o Estado-avaliador exalte os princípios de competição e da heterorreferência como estratégia e estímulo para melhoria de desempenho dos alunos e melhor performance das instituições de educação básica.

E) as intervenções estatais destinadas a qualificar a educação básica se qualifiquem em termos de pertinência e efetividade social e de práticas democráticas emancipadoras e republicanas.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 58

Vamos para o Anterior: Exercício 56

Tente Este: Exercício 79

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Pedagogia






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=13.97ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.53ms))((ts_substr_c=1.10ms))((ts_substr_im=0.78ms))
((total= 16ms))