PedagogiaPrincipais autores
- (VUNESP 2019)
No tempo em que a escola, mesmo a pública, não era para todos, manter a disciplina, como problema de gestão em sala de aula, talvez não tivesse a dimensão que tem hoje. Rigor, ameaça de expulsão, castigos físicos, cumplicidade da família com as estratégias usadas pelo professor garantiam, talvez de forma mais imediata e eficaz, que os alunos se mantivessem quietos enquanto o professor expunha sua matéria. Hoje, quando a escola fundamental é obrigatória para todas as crianças, manter a classe interessada nas propostas do professor concorre com tudo o que os alunos insistem em fazer.
(Macedo, 2005)
Nesse contexto, o autor faz uma reflexão pedagógica sobre três formas de se considerar a competência: a competência do sujeito em relação
A) à didática, à escola e ao conhecimento.
B) à gestão, à técnica e à ética.
C) à técnica, à política e ao conhecimento.
D) à escola, à sociedade e à cidadania.
E) a si mesmo, ao objeto e em termos relacionais.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 84
Vamos para o Anterior: Exercício 82
Tente Este: Exercício 144
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Pedagogia