PedagogiaPrincipais autores
- (VUNESP 2019)
No entendimento de Nóvoa (1992), o trabalho centrado na pessoa do professor e na sua experiência é particularmente relevante nos períodos de crise e de mudança, pois uma das fontes mais importantes de “stress” é o sentimento de que não se dominam as situações e os contextos de intervenção profissional. É preciso um tempo para acomodar as inovações e as mudanças, para refazer as identidades. Entretanto, a organização das escolas parece desencorajar um conhecimento profissional partilhado dos professores, dificultando o investimento das experiências significativas nos percursos de formação e a sua formulação teórica. Para o autor, o desenvolvimento de uma nova cultura profissional dos professores passa pela
A) mobilização da experiência numa dimensão pedagógica e não em um quadro conceitual de produção de saberes.
B) dissociação das dimensões pessoais e profissionais, permitindo aos professores apropriar-se dos seus processos de formação.
C) superação dos momentos de balanço retrospectivo sobre os percursos pessoais como meio de produzir a profissão.
D) produção de saberes e de valores que deem corpo a um exercício autônomo da profissão docente.
E) institucionalização de dispositivos de avaliação dos professores que contribuam para a emergência de uma verdadeira cultura profissional.
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