PedagogiaPrincipais autores
- (VUNESP 2019)
Na perspectiva de Fusari (1993), construir um trabalho coletivo coerente, articulado e posicionado na Escola é tarefa desafiante, que exige empenho, persistência, paciência e crença naquilo que se quer. Fala-se em construção do trabalho coletivo porque se trata não de algo dado ou tutelado pelo Estado, mas de algo que passa, necessariamente, pela cidadania dos educadores escolares. De acordo com o autor, um dos entraves ao trabalho coletivo na escola é
A) a quase ausência de espaços que os professores têm para refletir, discutir e debater a própria prática, com o objetivo de aperfeiçoá-la.
B) o desinteresse dos professores em participar de momentos coletivos de formação continuada.
C) a concepção equivocada dos diretores das escolas que entendem que os professores só trabalham quando estão em sala de aula.
D)
a resistência das Secretarias de Educação em valorizar a criação de oportunidades para os professores se aperfeiçoarem.
E) a forma de estruturação da carreira do magistério na educação básica que não prevê progressão salarial por desempenho coletivo dos docentes.
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