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EXERCÍCIOS - Exercício 60

  • (VUNESP 2019)

Segundo Mantoan (2006), ensinar sem diferenciar o ensino para alguns depende, entre outras condições, de abandonar um ensino transmissivo e adotar uma pedagogia ativa, dialógica, interativa, integradora, que se contraponha a toda e qualquer visão unidirecional, de transferência unitária, individualizada e hierárquica do saber. De acordo com a autora, a educação não disciplinar reúne essas condições, entre outras medidas, ao propor


A) a adoção de currículos flexíveis que permitam a matrícula em disciplinas e não em ano/série, assim, cabe ao aluno matricular-se nas disciplinas de seu interesse, adequadas ao seu nível de conhecimento.

B) o rompimento das fronteiras entre as disciplinas curriculares e a integração dos saberes, decorrentes da transversalidade curricular, que contrapõe ao consumo passivo de informações e conhecimentos sem sentido.

C) a inclusão de disciplinas que possam transcender um currículo conteudista e sem vínculo com a realidade. Disciplinas como: atividades da vida diária, música, tecnologias, empreendedorismo e culinária devem ser ofertadas nas escolas.

D) a criação de um currículo baseado, exclusivamente, em oficinas ou projetos de estudo; os professores propõem as oficinas e os projetos, e cabe ao aluno escolher, matricular-se e frequentar as oficinas ou projetos com os quais se identifica.

E) o rompimento radical com o currículo escolar proposto pela legislação atual. A escola verdadeiramente inclusiva deve eliminar os programas escolares seriados, a divisão por ciclos, séries ou disciplinas.


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