PedagogiaEducação e ludicidade
- (VUNESP 2019)
Marta Kohl de Oliveira, estudiosa do pensamento de Vygotsky, afirma que, comparada com a situação escolar, a situação de brincadeira parece pouco estruturada e sem uma função explícita na promoção de processos de desenvolvimento. No entanto, o brinquedo também cria uma zona de desenvolvimento proximal na criança, tendo enorme influência em seu desenvolvimento. O comportamento das crianças pequenas é fortemente determinado pelas características das situações concretas em que elas se encontram. Vygotsky exemplifica a importância das situações concretas e a fusão que a criança pequena faz entre elementos percebidos e o significado: “quando se pede a uma criança de dois anos que repita a sentença ‘Tânia está em pé’ quando Tânia está sentada à sua frente, ela mudará a frase para ‘Tânia está sentada’”. Ela não é capaz de operar com um significado contraditório à informação perceptual presente. Em uma situação imaginária como a da brincadeira de “faz-de-conta”, ao contrário, a criança é levada a agir em um mundo imaginário (por exemplo, o ônibus que ela está dirigindo na brincadeira). Com base na autora e à luz do pensamento de Vygotsky, sobre a situação apresentada, é correto afirmar:
A) a imitação, por parte da criança, é um processo mecânico necessário ao desenvolvimento, tomando os adultos como meros modelos a serem copiados.
B) para que bebês e crianças pequenas avancem, o papel do adulto deve ser passivo, de modo a não intervir no desenvolvimento inato dessa faixa etária.
C) no brinquedo, a criança comporta-se de forma mais avançada do que nas atividades da vida real e também aprende a separar objeto e significado.
D) qualquer indivíduo, a partir da ajuda de outro, pode realizar qualquer tarefa, isto é, com algum auxílio todos os resultados podem ser alcançados.
E) a relação do homem com o mundo, ou melhor, do sujeito com o mundo é uma relação direta, não sendo necessária a mediação de elementos simbólicos.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 101
Vamos para o Anterior: Exercício 99
Tente Este: Exercício 277
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Pedagogia