Educação físicaDidática e prática de ensino na educação física
- (FAUEL 2019)
Embora na aula de Educação Física os aspectos corporais sejam mais evidentes, mais facilmente observáveis, e a aprendizagem esteja vinculada à experiência prática, o discente precisa ser considerado como um todo, no qual aspectos cognitivos, afetivos e corporais estão inter-relacionados em todas as situações. Não basta a repetição de gestos estereotipados. É necessário que o discente se aproprie do processo de construção do conhecimento relativo ao corpo e ao movimento e construa uma possibilidade de utilização do seu potencial gestual. O processo de ensino e aprendizagem em Educação Física não se restringe ao simples exercício de certas habilidades e destrezas, mas sim, de capacitar o indivíduo a refletir sobre suas possibilidades corporais e exercêlas de maneira social e culturalmente significativa e adequada. Dessa forma, a partir dos Parâmetros Curriculares Nacionais, e dos objetivos gerais da Educação Física no ensino fundamental, esperase que ao final do ensino fundamental os alunos sejam capazes de realizar quais atividades? Qual a resposta CORRETA?
A) Participar de atividades corporais, estabelecendo relações desequilibradas e construtivas com os outros, reconhecendo e desrespeitando características físicas e de desempenho de si próprio e dos outros, discriminando por características pessoais, físicas, sexuais ou sociais.
B) Adotar atitudes de respeito mútuo, dignidade e solidariedade em situações lúdicas e esportivas, repudiando qualquer espécie de violência.
C) Conhecer, valorizar, respeitar e desfrutar da singularidade de manifestações de cultura corporal do Brasil e do mundo, percebendo-as como recurso desnecessário para a integração entre pessoas e entre diferentes grupos sociais.
D) Não valorizar o ambiente, pois o mesmo não está associado a hábitos saudáveis de higiene, alimentação e atividades corporais.
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