Educação físicaDidática e prática de ensino na educação física
- (Prefeitura de Arapiraca - AL 2019)
ATENÇÃO: para responder a questão, leia os excertos abaixo, a respeito das abordagens
pedagógicas na Educação Física.
Abordagem I – Para compreender essa abordagem, é necessário conhecer aspectos do trabalho de Vygotsky
e de Jean Piaget. Considerar o conhecimento prévio que o aluno possui é algo marcante nessa abordagem,
assim como privilegiar o jogo como o seu principal conteúdo;
Abordagem II – Essa abordagem tem por paradigma a Aptidão Física relacionada à saúde e por objetivos,
informar, mudar atitudes e promover a prática sistemática de exercícios. O objetivo de fornecer autonomia
no gerenciamento da Aptidão Física é um dos pontos importantes pois parte do princípio de que todos devem
participar, não somente os mais aptos.
DARIDO, S. C; RANGEL I. C. A. Educação Física na escola : implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.
A respeito da Abordagem II, assinale a alternativa INCORRETA.
A) Um aspecto dessa abordagem é que algumas competências são sugeridas e direcionadas para alunos adolescentes;
B) Apesar de seus pressupostos e finalidades serem semelhantes ao modelo biológico Higienista, alguns aspectos são distintos, conferindo-lhe um caráter renovado;
C) Nessa abordagem, o movimento é o principal meio e fim da Educação Física, garantindo a especificidade do seu objeto (movimentos em faixas etárias adequadas);
D) Nessa abordagem, a Educação Física escolar deveria propiciar a elaboração de conhecimentos sobre atividade física;
E) As estratégias para as aulas, nessa abordagem, sugerem que as atividades realizadas devem ser não-excludentes.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 127
Vamos para o Anterior: Exercício 125
Tente Este: Exercício 334
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Educação física