Procura

Ética na administração públicaDecreto nº 1.171 de 1994 (3)


EXERCÍCIOS - Exercício 36

  • (NUCEPE 2019)

Pensar em ética na administração pública nos remete a casos de corrupção, extorsão, ineficiência e etc. Na realidade deveríamos ter como referência a fixação de padrões, a partir do qual poderíamos julgar a atuação dos servidores públicos ou dos que estão envolvidos na vida pública.

Com base no exposto, marque abaixo a alternativa que julga CORRETA .




A) Imagine que você é um estagiário e está estagiando em um órgão público do município. Em um determinado dia utilizou os equipamentos do ambiente de trabalho para uso próprio. Esse comportamento não é caracterizado como sendo uma desobediência ao código de ética, visto sua condição de estagiário.

B) Maria é uma servidora pública municipal do quadro efetivo e que tem como hábito bater o ponto de frequência na chegada ao órgão e, em seguida, se ausentar para resolver problemas pessoais, sem comunicar ao superior. Esse comportamento pode ser considerado ético, pois é praticado apenas por uma servidora e em nada atrapalha as atividades dela.

C) O código de ética, quando existente em um órgão público, visa entre outras coisas, orientar comportamentos, deveres e obrigações de um servidor público em seu exercício profissional.

D) A ética é um ramo da sociologia que tem como objeto de estudo o comportamento humano com suas características

E) A conduta ética somente é praticada, quando as pessoas não mantém relações interpessoais, pois o convívio social nem sempre é necessário.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 37

Vamos para o Anterior: Exercício 35

Tente Este: Exercício 265

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Ética na administração pública






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=6.13ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.67ms))((ts_substr_c=1.17ms))((ts_substr_im=0.75ms))
((total= 9ms))