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Administração públicaEficiência eficácia e efetividade no serviço público


EXERCÍCIOS - Exercício 61

  • (VUNESP 2019)

Leia a seguinte notícia:

Decreto simplifica serviços públicos para atendimento ao cidadão

Apresentação de documentos autenticados, certidões e outras informações que constem em base de dados do governo federal serão dispensadas

Para simplificar a prestação de serviços públicos, o governo federal publicou nesta terça-feira (18), no Diário Oficial da União (DOU), o Decreto n° 9.094. A partir de agora, os cidadãos não terão que entregar atestados, certidões ou outros documentos que constem em uma base de dados oficial da administração pública para usufruir de um serviço.

(http://www.planejamento.gov.br/noticias/decreto-simplifica-servicospublicos-para-atendimento-ao-cidadao. Publicado em: 18.07.2017)

Esse é apenas um exemplo de atendimento ao público pelo setor público. Nesse mesmo sentido, no Estado de São Paulo, podem-se citar o Poupatempo, e, em Minas Gerais, o Unidade de Atendimento Integrado – UAI, entre outros.

O que esses serviços públicos têm em comum?




A) Redução de tempo para execução do serviço público a partir da integração de dados, informações e documentos pelo uso intensivo das novas tecnologias de informação e comunicação.

B) Eliminação de etapas de trabalho e desburocratização do serviço público e a entrega de dados, informações e documentos com a respectiva redução da satisfação dos cidadãos por esses serviços.

C) Uso intensivo das novas tecnologias digitais, inclusive com a utilização de robôs de atendimento ao cidadão, proporcionando uma vivência única da relação entre o Estado e a população em geral.

D) São exemplos de serviços públicos de baixa qualidade pela falta de infraestrutura e investimento governamental e da sociedade civil, não atendendo, assim, aos cidadãos devidamente.

E) Os exemplos citados denotam um Estado que busca se ausentar do seu papel de atendimento aos cidadãos, contratando, nesse contexto, majoritariamente funcionários terceirizados.


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