PedagogiaA didática e o processo de ensino e aprendizagem
- (FGV 2018)
Leia, a seguir, o relato de um aluno surdo incluído em uma turma regular de Ensino Médio.
“Bom, na escola realmente a falta de comunicação, a leitura de textos, a língua portuguesa não tinha uma explicação muito clara, trouxe um prejuízo, algumas reprovações. Reprovei a 4ª série, a 5ª série. Isso foi um atraso, eu sofri muito... Fui para o 1º ano. Era muito pesado, tive muita ajuda da intérprete. Ela me ajudava muito e eu fui para o segundo ano do ensino médio, também, melhorei. Fui para o terceiro ano, não tinha muita instrução, não tinha muita informação. Eu achava impossível entender todas aquelas palavras.”
Assinale a opção que apresenta uma das funções do Tradutor e Intérprete de Libras na educação de surdos.
A) Se limitar à tradução do conteúdo acadêmico para o aluno surdo.
B) Conhecer as relações de ensino-aprendizagem em parceria efetiva com os professores.
C) Evitar a mediação dos conteúdos escolares, buscando com o professor a melhor didática visual para o aluno surdo.
D) Participar somente das aulas teóricas em que o aluno surdo esteja inserido.
E) Substituir, em caso de falta, o professor em sala de aula.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 231
Vamos para o Anterior: Exercício 229
Tente Este: Exercício 16
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Pedagogia