PedagogiaA didática e o processo de ensino e aprendizagem
- (FUNDEP (Gestão de Concursos) 2019)
Segundo Magda Soares (2004), a aprendizagem da língua escrita tem sido objeto de pesquisa e estudo de várias ciências, as quais individualmente privilegiam uma das facetas dessa aprendizagem, sendo cada uma destas fundamentada por teorias de aprendizagem, princípios fonéticos e fonológicos, princípios linguísticos, psicolinguísticos e sociolinguísticos, teorias da leitura, teorias da produção textual, teorias do texto e do discurso, entre outras.
Com relação às facetas de aprendizagem na língua escrita, assinale a alternativa incorreta.
A) De acordo com essa autora as facetas de aprendizagem mais salientes são: a fônica, a da leitura fluente, a da leitura compreensiva, a da identificação e a do uso adequado das diferentes funções da escrita.
B) Afaceta da leitura fluente exige o reconhecimento holístico de palavras e sentenças e a faceta da leitura compreensiva supõe ampliação de vocabulário e desenvolvimento de habilidades como interpretação, avaliação e inferência.
C) As facetas que se caracterizam como de letramento são marcadas por ensino muitas vezes incidental e indireto, porque é dependente das possibilidades e motivações das crianças, bem como das circunstâncias e do contexto em que se realiza a aprendizagem.
D) Cada uma das facetas exige a mesma metodologia de ensino, independentemente de sua natureza, e tais metodologias devem ser caracterizadas por ensino direto e explícito, tanto para alfabetização quanto para o letramento.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 283
Vamos para o Anterior: Exercício 281
Tente Este: Exercício 336
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Pedagogia