Ética na administração públicaDecreto nº 1.171 de 1994 (2)
- (MOVENS 2010)
Um cidadão de classe social menos favorecida solicita informações acerca da tramitação de um processo de seu interesse a um servidor público federal, ocupante de cargo comissionado, que atua como atendente ao público em uma Secretaria de Estado. Esse servidor, quando percebe a situação do requerente e que este apresenta difculdades para entender suas colocações, irrita-se, fca mal humorado, chegando a gritar com o usuário.
Com fundamento no Código de Ética do Servidor Público Federal e considerando a situação hipotética acima, assinale a opção INCORRETA.
A) O servidor abstém-se de cumprir os princípios éticos que se materializam na adequada prestação dos serviços públicos.
B) O servidor contraria o Código de Ética, pois demonstra preconceito com a posição social do usuário.
C) Pelo fato de ser estável, inexiste previsão de ação corretiva aplicável ao servidor.
D) O servidor fere o Código de Ética, pois não respeita a capacidade e as limitações do usuário daquele serviço público.
E) O servidor pode fgurar como paciente de demanda judicial por dano moral movida pelo usuário.
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