Artes cênicasDiversos
- (IBFC 2013)
Martins, Picosque e Guerra (2010), ao se referirem à busca de uma aprendizagem significativa em arte, dizem que “muitas vezes o aprendiz ainda não viveu encontros felizes com a arte, talvez tenha dificuldades em explorar e comunicar idéias de pensamentos/sentimentos e pode ter aprendido apenas a seguir a lição de outros. Silenciado de seu próprio pensar/sentir, repetidor do pensamento de outro, esse aprendiz terá de ser envolvido na rede da linguagem da arte por outros caminhos.” Assinale a alternativa que aponta para o caminho que as autoras se referem.
A) Podem-se oferecer modelos determinados para que este aprendiz siga estritamente a direção que o professor apontar. Assim, ele não correria o risco de se manifestar criando constrangimentos para ambas às partes.
B) É preciso abrir espaço para que possa desvelar o que pensa, sente e sabe, ampliando sua percepção para uma compreensão de mundo mais rica e significativa.
C) Seguir padrões já experimentados e sedimentados da chamada metodologia tradicional é seguramente a opção mais coerente para não se incorrer em apelos que poderiam extrapolar a relação do professor com esse aprendiz.
D) Jamais se devem abrir espaços para que o aprendiz se manifeste nas aulas de arte, pois se isso ocorre, o professor perde sua autoridade de condutor no processo de ensino-aprendizagem.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 71
Vamos para o Anterior: Exercício 69
Tente Este: Exercício 47
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Artes cênicas