Artes cênicasDiversos
- (FUNIVERSA 2015)
As práticas contemporâneas referentes à educação ambiental contribuem, em um processo interativo, participativo e crítico, para o surgimento de uma nova ética, vinculada e condicionada à mudança de valores e de práticas individuais e coletivas. No que se refere às relações entre a educação ambiental e as práticas teatrais, como as do Teatro do Oprimido, assinale a alternativa incorreta.
A) Uma potencial vantagem na utilização das práticas do Teatro do Oprimido como instrumento pedagógico para a educação ambiental é a possibilidade de trabalhar com histórias locais sugeridas pelos integrantes dos grupos, possibilitando-se as relações de suas histórias com outras histórias regionais, nacionais e globais, de modo crítico.
B) O requisito da educação ambiental crítica é a participação ativa, desse modo, o Teatro Fórum tem sido uma prática bastante utilizada na abordagem de temáticas voltadas à educação ambiental.
C) Nas técnicas do Teatro do Oprimido, as possibilidades que os participantes têm de escolher os temas que serão abordados nos espetáculos teatrais, em um ambiente crítico e seguro, constituem uma potente forma de engajamento e de percepção da autonomia necessária aos processos de emancipação que a educação ambiental crítica requer.
D) Ao se utilizar técnicas do teatro do oprimido em contextos de educação ambiental, há o direcionamento do fazer teatral para temas que interessam aos seres humanos, mas que não são tratadas como o centro exclusivo do debate, pois são abordadas temáticas como lixo, saneamento ambiental, desmatamento entre outros.
E) O Teatro do Oprimido, com sua matriz antropocêntrica, antagoniza com os objetivos da educação ambiental crítica que busca a superação do antropocentrismo.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 27
Vamos para o Anterior: Exercício 25
Tente Este: Exercício 98
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Artes cênicas