Artes cênicasDiversos
- (FUNIVERSA 2015)
Atividade: Cenas com movimentos e sons abstratos
Passo 1: Solicitar aos participantes que cada um pense em um movimento curto, com começo, meio e fim, e que, em seguida, o experimente.
Passo 2: Solicitar aos participantes que cada um pense em uma linha de som vocal, com começo, meio e fim, que possa ser associada ao movimento experimentado. Em seguida o participante deverá realizar simultaneamente o movimento e o som.
Passo 3: Sugerir que os participantes se organizem em trios e que cada um, em seu trio, apresente para seus colegas seu movimento e seu som.
Passo 4: Solicitar aos participantes dos trios que observem as relações de semelhança e de diferença entre os sons e os movimentos apresentados pelos colegas no contexto de seus trios.
Passo 5: Solicitar aos trios que componham uma sequência associando os movimentos aos sons apresentados por cada participante, criando uma espécie de cena a partir dessas semelhanças ou diferenças. A proposta é que, quando um participante termina de fazer seu som e seu movimento, o outro começará em seguida. A princípio, os participantes não devem realizar seus sons e seus movimentos simultaneamente.
Passo 6: Cada trio pode mostrar para os outros trios a sua pequena cena.
Considerando o texto acima, que descreve um exercício teatral a ser aplicado no processo de alfabetização para a linguagem teatral de um grupo de adolescentes no estágio inicial do processo, e a atenção que o professor de teatro ou o facilitador de ações de teatro aplicado deve ter em relação à seleção e à organização de jogos e exercícios teatrais para a realização de oficinas, assinale a alternativa correta.
A) Esse exercício apresentará um grau de dificuldade demasiadamente elevado para qualquer grupo social, o que inibirá a participação de muitos participantes.
B) Convidar os trios a retomarem suas experimentações, solicitar que realizem seus movimentos e que, contudo, substituam o som vocal por alguma palavra à qual o movimento de cada um possa remeter é exemplo de proposta que não se constitui como uma variação do exercício apresentado.
C) Convidar os trios a retomarem as experimentações e solicitar que os participantes proponham uma composição em que cada um deles deverá associar o som de um dos colegas de trio ao seu movimento é exemplo de proposta que possibilitará a reflexão a respeito das relações de associação e de dissociação entre os sons vocais e os movimentos.
D) Nessa proposta, os participantes não ocuparão o lugar de plateia em momento algum, portanto não poderia ser considerada como um jogo teatral.
E) Essa proposta apresentará um baixo ou moderado grau de dificuldade aos participantes, pois os comandos serão de difícil compreensão e o grau de dificuldade aumentará abruptamente.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 44
Vamos para o Anterior: Exercício 42
Tente Este: Exercício 13
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Artes cênicas