Artes cênicasDiversos
- (FUNIVERSA 2015)
Como é o teatro de Brasília? Tem o caráter explosivo das montagens de Hugo Rodas e Ary Pára-Raios ou é a mistura de circo, de música e de teatro non-sensedo grupo Udi-Grudi? Tem cuidado em tratar, contemporaneamente, questões relacionadas às expressões mais tradicionais da nossa cultura, como faz a Cortejo Cia de Atores, ou o compromisso irremediável com o tratamento político de temas atuais, como o teatro de Humberto Pedrancini? É a voz de uma geração de jovens, como em Fernando Villar, ou a fala das feiras populares em boca de bonecos de madeira, como em Chico Simões? O rigor estético do teatro visual de Adriano e Fernando Guimarães ou a comédia ligeira dos humoristas do grupo Os Melhores do Mundo? É tudo isso somado, amalgamado, e muito mais. O teatro de Brasília tem a cara de Brasília. Essa face multifacetada, feita de tantas heranças, de tantas lembranças e de tantos desejos futuros.
F.P. Villar e E. F. Carvalho (Org). Histórias do teatro brasiliense. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2004 (com adaptações).
Considerando o texto e os assuntos por ele suscitados, assinale a alternativa incorreta.
A) A multiculturalidade refere-se, inicialmente, à existência de uma pluralidade de culturas em uma proximidade geográfica, nesse sentido, pode-se afirmar que o teatro brasiliense tem caráter multicultural.
B) O Boi de Seu Teodoro, sediado em Sobradinho, é uma expressão cultural cênica popular que influenciou a expressão teatral da cidade.
C) A Faculdade de Artes Dulcina de Moraes e a Universidade de Brasília, geradoras e fomentadoras do agrupamento de artistas cênicos, foram instituições fundamentais para o desenvolvimento das Artes Cênicas no Distrito Federal. Nelas cruzam-se, também, os diversos modos do fazer teatral, advindos tanto das cidades satélites quanto do plano piloto.
D) Nordestinos e nortistas que migraram para a construção da nova capital trouxeram, em suas bagagens culturais, diversas manifestações de cultura popular, como o teatro de bonecos. Com a inauguração de Brasília, a expressão, que inicialmente divertia os candangos nos momentos de lazer, perdeu seu local na cultura teatral brasiliense.
E) O teatro de grupos revela, em sua constituição, a busca por uma forma mais coletiva, tendo servido, na América Latina nos anos 1970, como uma forma de unir forças contra as ditaduras. Hoje, em Brasília, os grupos de teatro apresentam-se como alternativas de formação ou de formação continuada de atores e de organização geradora de trabalho criativo.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 29
Vamos para o Anterior: Exercício 27
Tente Este: Exercício 59
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Artes cênicas