Administração geralClima e cultura organizacional
- (CESGRANRIO 2013)
A cultura organizacional pode ser avaliada por meio de muitas dimensões. Ao expor o perfil de cada um dos tipos de cultura, um pesquisador deverá destacar que, na cultura
A) adaptativa, a organização está preocupada em atender a clientes específicos do ambiente externo, mas sem a necessidade de mudanças rápidas.
B) de missão, os focos mais importantes são o envolvimento e a participação dos membros da organização e as expectativas de mudança rápida do meio externo.
C) de poder, adota-se uma abordagem metódica de fazer negócios; símbolos, heróis e cerimônias mantêm a cooperação e a tradição.
D) burocrática, encoraja-se o empreendedorismo; normas e crenças sustentam a capacidade da organização de detectar, interpretar e traduzir sinais do ambiente em novos comportamentos reativos.
E) de clã, um valor importante é cuidar dos empregados e assegurar que eles tenham tudo aquilo de que necessitam, ajudando-os desse modo a ficar satisfeitos.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 212
Vamos para o Anterior: Exercício 210
Tente Este: Exercício 364
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Administração geral