Direito administrativoConceito competência legislativa sujeitos e finalidades
- (Makiyama 2014)
O jogo de planilhas é uma prática que consiste em cotar preços baixos para itens que os licitantes sabem de antemão que serão de pouca utilização e preços altos para itens de muita utilização, de forma a obter o menor valor global na licitação. No decorrer da execução do contrato, a empresa vencedora executa mais os itens para os quais apresentou maior preço. Considerando os quantitativos efetivamente utilizados, ao final da execução fica constatado que o valor total pago pela contratante à empresa vencedora do certame não foi necessariamente o mais vantajoso para a entidade, quando este se evidencia maior do que se fosse executado pelas outras empresas participantes do certame.
Com o objetivo de evitar a prática descrita acima, as comissões de licitação de entidades do Sistema "S" devem realizar um(a):
A) Elaboração orçamentária dos itens a serem contratados que descreva se o fornecedor do bem ou serviço atende fielmente às necessidades da entidade na execução do contrato.
B) Estudo de ?pesos? dos itens a serem contratados que reflita a real frequência de utilização de um determinado bem ou serviço.
C) Balanço contábil dos itens a serem contratados que reflita a real urgência pela aquisição de um determinado bem ou serviço.
D) Levantamento dos itens a serem contratados que indique se a aquisição demanda entrega ou fornecimento parcelado.
E) Planejamento de fracionamento de despesas de acordo com a natureza do bem ou serviço licitado.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 334
Vamos para o Anterior: Exercício 332
Tente Este: Exercício 266
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Direito administrativo