PedagogiaPráticas avaliativas: sujeitos objetos e métodos da avaliação
- (Instituto Consulplan 2022)
A nova cultura avaliadora situa a avaliação educacional no centro nevrálgico da ação pedagógica, acentuando sua função de orientação, motivação e regulação do ensino e da aprendizagem. Sua contribuição principal é proporcional à informação e conhecimento, tanto dos professores quanto dos alunos, que lhes permitam melhorar seus processos de ensino e de aprendizagem e, consequentemente, os resultados de sua respectiva atividade. Os resultados são importantes; mas, antes, importantes são os processos que os geram. Essa forma de o professor entender a avaliação implica:
A) Fomentar a prática da avaliação normativa em detrimento da avaliação definida em critérios.
B) Abolir a prática da avaliação somativa, pois ocupa um lugar histórico de opressão e de exclusão escolar, evidentemente ligadas ao fracasso escolar.
C) Maior responsabilidade ao docente, que desenvolve nele uma constante atitude avaliativa de caráter formativo e que prestigia a prática docente, enquanto fundamenta sua tarefa profissional.
D) Necessidade de planejamento colaborativo e avaliações unificadas, em dias determinados pela coordenação pedagógica, de forma a minimizar os efeitos da avaliação somativa, dando-lhe mais significado.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 86
Vamos para o Anterior: Exercício 84
Tente Este: Exercício 79
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Pedagogia