PedagogiaPráticas avaliativas: sujeitos objetos e métodos da avaliação
- (VUNESP 2019)
De acordo com Hoffmann (2001), a elaboração e o uso dos instrumentos de avaliação revelam concepções metodológicas. Segundo a autora, os melhores instrumentos de avaliação são
A) os documentos utilizados para o registro do desempenho dos alunos, por exemplo, boletins, pareceres, fichas de comportamentos e relatórios finais.
B) tarefas avaliativas condizentes com o contexto de aprendizagem, somadas a registros descritivos sobre o “momento” em que o aluno se encontra.
C) inexistentes em uma escola verdadeiramente inclusiva, que respeita a diversidade, o interesse e o tempo de cada educando; os instrumentos de avaliação devem ser abolidos.
D) exclusivamente as avaliações escritas (provas e testes corrigidos com gabaritos) que permitem a atribuição de conceitos ou notas, gerando, posteriormente, médias aritméticas e registros classificatórios.
E) a observação e o diálogo entre o aluno e o professor, apenas. A observação de tarefas e manifestações dos alunos é considerada, em si mesma, instrumento de avaliação e, por isso, não requer nenhuma outra forma de registro.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 55
Vamos para o Anterior: Exercício 53
Tente Este: Exercício 8
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Pedagogia