Procura

PedagogiaPráticas avaliativas: sujeitos objetos e métodos da avaliação


EXERCÍCIOS - Exercício 54

  • (VUNESP 2019)

De acordo com Hoffmann (2001), a elaboração e o uso dos instrumentos de avaliação revelam concepções metodológicas. Segundo a autora, os melhores instrumentos de avaliação são


A) os documentos utilizados para o registro do desempenho dos alunos, por exemplo, boletins, pareceres, fichas de comportamentos e relatórios finais.

B) tarefas avaliativas condizentes com o contexto de aprendizagem, somadas a registros descritivos sobre o “momento” em que o aluno se encontra.

C) inexistentes em uma escola verdadeiramente inclusiva, que respeita a diversidade, o interesse e o tempo de cada educando; os instrumentos de avaliação devem ser abolidos.

D) exclusivamente as avaliações escritas (provas e testes corrigidos com gabaritos) que permitem a atribuição de conceitos ou notas, gerando, posteriormente, médias aritméticas e registros classificatórios.

E) a observação e o diálogo entre o aluno e o professor, apenas. A observação de tarefas e manifestações dos alunos é considerada, em si mesma, instrumento de avaliação e, por isso, não requer nenhuma outra forma de registro.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 55

Vamos para o Anterior: Exercício 53

Tente Este: Exercício 8

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Pedagogia






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+