PedagogiaPráticas avaliativas: sujeitos objetos e métodos da avaliação
- (FUNRIO 2016)
“Há variadas formas de se elaborar instrumentos. Eles podem ser trabalhos, provas, testes, relatórios, interpretações,
questionários etc., referenciados nos programas gerais de ensino existentes para as redes escolares e que definem objetivos e
conteúdos para uma determinada etapa ou ano de escolaridade, ou podem ser referenciados no conhecimento que o professor
tem do real estágio de desenvolvimento de seus alunos e do percurso que fizeram na aprendizagem.” (Indagações sobre o
currículo, V. 5, MEC)
A elaboração de um instrumento de avaliação deverá levar em consideração alguns aspectos importantes:
1. a linguagem utilizada;
2. a contextualização do que se avalia;
3. o conteúdo significativo;
4. a coerência com os propósitos do ensino;
5. a exploração da capacidade de leitura, escrita e raciocínio.
Em relação à contextualização, diz-se que
A) a questão de avaliação deve ser esclarecedora e objetiva.
B) o conteúdo deve ter significado para quem está sendo avaliado.
C) a pergunta sem contexto pode gerar inúmeras respostas.
D) os objetivos devem estar expressos na questão.
E) a parametrização do enunciado deve ser clara.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 38
Vamos para o Anterior: Exercício 36
Tente Este: Exercício 82
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Pedagogia