Procura

PedagogiaPráticas avaliativas: sujeitos objetos e métodos da avaliação


EXERCÍCIOS - Exercício 37

  • (FUNRIO 2016)

“Há variadas formas de se elaborar instrumentos. Eles podem ser trabalhos, provas, testes, relatórios, interpretações, questionários etc., referenciados nos programas gerais de ensino existentes para as redes escolares e que definem objetivos e conteúdos para uma determinada etapa ou ano de escolaridade, ou podem ser referenciados no conhecimento que o professor tem do real estágio de desenvolvimento de seus alunos e do percurso que fizeram na aprendizagem.” (Indagações sobre o currículo, V. 5, MEC)
A elaboração de um instrumento de avaliação deverá levar em consideração alguns aspectos importantes:
1. a linguagem utilizada;
2. a contextualização do que se avalia;
3. o conteúdo significativo;
4. a coerência com os propósitos do ensino;
5. a exploração da capacidade de leitura, escrita e raciocínio.

Em relação à contextualização, diz-se que


A) a questão de avaliação deve ser esclarecedora e objetiva.

B) o conteúdo deve ter significado para quem está sendo avaliado.

C) a pergunta sem contexto pode gerar inúmeras respostas.

D) os objetivos devem estar expressos na questão.

E) a parametrização do enunciado deve ser clara.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 38

Vamos para o Anterior: Exercício 36

Tente Este: Exercício 82

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Pedagogia






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+