Procura

PedagogiaLuckesi


EXERCÍCIOS - Exercício 82

  • (FCC 2022)

O uso diagnóstico é aquele que subsidia as constantes tomadas de decisão por parte do professor. “Diagnóstico” é termo originário da língua grega pela soma dos termos “diá” + “gnosis”, que significa “conhecimento através de dados” – conhecimento que possibilita tomar decisões tendo em vista a obtenção dos resultados desejados com a ação que dirige. Deve-se lembrar que o resultado desejado é o resultado planejado. No entanto, em nosso cotidiano escolar, predominantemente, os resultados do ato avaliativo têm sido utilizados de modo classificatório, visando a aprovação ou a reprovação dos estudantes. Nessa configuração, o ato avaliativo perde a força de seu papel de parceiro na busca dos resultados satisfatórios da ação.
(Adaptado de: LUCKESI, C. C. Mapeando o ato de avaliar em educação. In: Marin, A. J. et al. (org.). Didática: saberes estruturantes e formação de professores. Salvador: EdUFBA, 2019, p. 110-111)
A partir do trecho apresentado, é correto afirmar que a avaliação


A) diagnóstica leva à aprovação dos estudantes através de dados.

B) classificatória é composta pelas avaliações somativa e processual.

C) classificatória contribui para o planejamento das ações didáticas.

D) diagnóstica é uma ferramenta auxiliar no processo de ensino.

E) integral combina as avaliações diagnóstica e classificatória.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 83

Vamos para o Anterior: Exercício 81

Tente Este: Exercício 64

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Pedagogia






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=6.19ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.49ms))((ts_substr_c=0.79ms))((ts_substr_im=0.75ms))
((total= 8ms))