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PedagogiaLuckesi


EXERCÍCIOS - Exercício 33

  • (VUNESP 2019)

Para estudar o capítulo: Planejamento e avaliação na Escola: articulação e necessária determinação ideológica, Luckesi (1999) recorre, inicialmente, a Engels. A seguir, ao analisar “o que pode ser o planejamento escolar”, o autor afirma: “Importa que a prática de planejar em todos os seus níveis – educacional, curricular e ensino – ganhe a dimensão de uma decisão política, cientifica e técnica”. Nesse sentido, é preciso, na perspectiva de Luckesi, “ultrapassar a dimensão técnica, integrando-a em uma dimensão político-social. O ato de planejar, assim assumido, deixará de ser um simples estruturar de meios para tornar-se


A) o momento de decidir sobre a construção de um futuro”.

B) processo privilegiado de correção de erros diagnosticados pela avaliação”.

C) estimulo para atingir a dimensão científica que venha sobrepor-se à dimensão ideológica do ato de planejar”.

D) o movimento de introdução da dimensão afetiva para que as pessoas sejam valorizadas nas decisões docentes”.

E) um salto de qualidade por meio da adoção de recursos tecnológicos, de modo que os valores e fins não acabem por sufocar as técnicas”.


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