Procura

PedagogiaLuckesi


EXERCÍCIOS - Exercício 74

  • (Quadrix 2022)

Vejo o educador, antes de mais nada, como um ser humano e, como tal, podendo ser sujeito ou objeto da história. Como objeto, sofre a ação do tempo e dos movimentos sociais, sem assumir a consciência e o papel de interferidor nesse processo. Não toma para si, em sua prática, a forma de ser autor o ator da história. Aqui, certamente, não desempenha o papel de educador, na sua autenticidade, como a entendo. Como sujeito da história, compreendo o educador, o autêntico educador, como o ser humano que constrói, pedra sobre pedra, o projeto histórico de desenvolvimento do povo. Um ser, junto com outros, conscientemente engajado no fazer a história.

Cipriano Carlos Luckesi. O papel da didática na formação do educador . In : Vera Maria Candau (org.). A didática em questão . Rio de Janeiro: Vozes, 1983 (com adaptações).


Considerando a temática do texto acima e os aspectos a ela relacionados, julgue o item.

Para manter-se conscientemente engajado, como um autêntico educador, o professor deve criar modos críticos de desenvolvimento de sua prática, avaliando sua própria ação didática em relação ao projeto político-pedagógico que a escola construiu; para tanto, sua formação inicial é suficiente, sendo dispensável seu envolvimento em processos de formação permanente.




C) Certo

E) Errado


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 75

Vamos para o Anterior: Exercício 73

Tente Este: Exercício 22

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Pedagogia






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=1.44ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.74ms))((ts_substr_c=0.51ms))((ts_substr_im=0.93ms))
((total= 4ms))