Procura

PedagogiaAvaliação escolar e suas implicações pedagógicas


EXERCÍCIOS - Exercício 119

  • (Colégio Pedro II 2022)

No vídeo Avaliação na Educação Física cultural , Marcos Neira explica que a função da avaliação no currículo cultural é entender como o processo pedagógico está se desenvolvendo. Nesse caso, o registro se torna um procedimento central, pois a análise de anotações, fotos e vídeos realizados ao longo das aulas contribui para a escolha de outros caminhos e a reorientação dos trabalhos.

Nessa perspectiva, a avaliação não é o resultado do processo pedagógico nos estudantes. No entanto, comumente a instituição escolar nos obriga, ao final de cada período, a conferir a cada estudante uma nota ou conceito.

NEIRA, M. Avaliação na Educação Física cultural , 2019. Disponível em: https://www.youtube.com.

Acesso em: 15 ago. 2022.

Diante da necessidade de se conferir nota ou conceito aos estudantes ao final de um período letivo, o currículo cultural propõe




A) dar nota com base nos resultados de instrumentos de avaliação, por exemplo, organizar uma atividade específica como uma dança, um jogo, uma brincadeira; realizar relatório das aulas, elaborar um portfólio, fazer observações das aulas, realizar trabalhos escritos e outras possibilidade de registro.

B) contrapor-se ao uso tradicional da avaliação para conferir notas e conceitos aos estudantes, ocorrendo somente a construção de um portfólio, em que se registra o acompanhamento de todo o percurso pedagógico e, ao final, recomenda-se a realização de uma autoavaliação, com vistas a democratizar o processo avaliativo.

C) dar nota com base na participação, na presença nas aulas, no uso ou não de uniforme, na adoção de comportamentos adequados ou na melhora no que diz respeito à habilidade motora ou a alguns comportamentos esperados, sendo importante, nesse caso, fazer um registro processual desses comportamentos ao longo das aulas.

D) esclarecer, obrigatoriamente, a composição da nota no começo e discuti-la ao longo do percurso, ressaltando, ao iniciar o trabalho, que o envolvimento dos estudantes com as atividades é fundamental na síntese avaliativa, a qual será representada por um conceito ou por um algarismo, de modo que essa síntese avaliativa seja coerente com o que for registrado ao longo do processo.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 120

Vamos para o Anterior: Exercício 118

Tente Este: Exercício 121

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Pedagogia






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=4.35ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.71ms))((ts_substr_c=0.51ms))((ts_substr_im=0.74ms))
((total= 6ms))