Procura

PedagogiaAvaliação escolar e suas implicações pedagógicas


EXERCÍCIOS - Exercício 81

  • (VUNESP 2019)

A avaliação implica, de maneira explícita ou não, projetos de sociedade e concepções de sujeito e de aprendizagem, dirigidos pelas referências culturais e políticas de quem avalia. Assim, uma prática de avaliação emancipatória deve explicitar seus instrumentos, critérios e valores. A avaliação é, portanto, uma atividade que envolve legitimidade técnica e legitimidade política na sua realização. Segundo o documento Diretrizes curriculares da educação básica para o ensino fundamental e educação de jovens e adultos anos finais: um processo contínuo de reflexão e ação, na avaliação institucional participativa feita em cada escola busca-se um modelo que se aproxime de uma avaliação


A) mais compreensiva, visando ao planejamento e à realização de ações, isto é, à produção de políticas públicas pautadas em um padrão de qualidade explícito, atualizado, inclusivo e negociado.

B) mais subjetiva, adotando a linha da autoavaliação, voltada para o sujeito cognoscente, preocupado com o seu eu e seu mundo interior.

C) por competências, habilidades e atitudes, voltada para a formação do profissional preparado para suportar as frustrações e competições do mercado de trabalho.

D) que promova a competição, a classificação e o ranqueamento, típico de uma cultura avaliativa que estimula os alunos a sempre produzir muito mais do que são capazes.

E) que adota um sistema classificatório a partir do desempenho do aluno obtido por meio notas atribuídas a partir de provas regulares.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 82

Vamos para o Anterior: Exercício 80

Tente Este: Exercício 11

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Pedagogia






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=3.46ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=1.03ms))((ts_substr_c=1.64ms))((ts_substr_im=0.77ms))
((total= 7ms))