PedagogiaAvaliação escolar e suas implicações pedagógicas
- (IBFC 2021)
A avaliação da aprendizagem adquire especial relevância, uma vez que não pode constituir-se unicamente em forma de verificação do que o aluno aprendeu. Ela deve servir também como parâmetro de avaliação do trabalho do próprio professor. Sendo assim, estabelecer critérios mais, ou menos, rigorosos de avaliação não é tarefa difícil. Neste sentido, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Difícil é saber trabalhar com os resultados obtidos, de modo a construir instrumentos de análise que permitam intervir no processo de ensino e aprendizagem no momento mesmo em que ele está ocorrendo.
( ) A avaliação da aprendizagem pode ocorrer somente após ter-se concluído um período letivo (bimestre, semestre etc.); sendo um produto compromete-se, em parte, com a qualidade do ensino.
( ) A avaliação da aprendizagem deve constituir-se em instrumento por meio do qual o professor possa ter condições de saber se houve, e em que medida houve, a apropriação do conhecimento de forma significativa por parte do aluno.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
A) V, V, F
B) F, F, V
C) V, F, V
D) F, V, F
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 108
Vamos para o Anterior: Exercício 106
Tente Este: Exercício 57
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Pedagogia