PedagogiaEducação e ludicidade
- (SELECON 2022)
Kishimoto (2010), em seu texto “Brinquedos e Brincadeiras na Educação Infantil”, considera que “para a criança, o brincar é a atividade principal do dia a dia. É importante porque dá a ela o poder de tomar decisões, expressar sentimentos e valores, conhecer a si, aos outros e o mundo, de repetir ações prazerosas, de partilhar, expressar sua individualidade e identidade por meio de diferentes linguagens, de usar o corpo, os sentidos, os movimentos, de solucionar problemas e criar.”
A autora defende a importância do brincar na Educação Infantil. Sobre o brincar, nessa primeira etapa da educação, está correta a alternativa:
A) A cultura da infância se relaciona com o brincar e coloca a brincadeira como ferramenta para a criança se expressar, aprender e se desenvolver.
B) O brincar é um período preparatório para o desenvolvimento infantil e garante ações pedagógicas de qualidade.
C) Brincar é a preservação da cultura lúdica e se concretiza, exclusivamente, pelas intervenções do professor, que garante sua circulação e preservação.
D) A brincadeira na Educação Infantil não depende de um projeto curricular.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 276
Vamos para o Anterior: Exercício 274
Tente Este: Exercício 175
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Pedagogia