PedagogiaEducação e ludicidade
- (VUNESP 2019)
Ao investigar o papel da brincadeira de faz-de-conta no desenvolvimento psicológico de crianças entre 2 e 3 anos de idade, Maria Teresa F. Coelho e Maria Isabel Pedrosa (In: OLIVEIRA, Z. M. R. A criança e seu desenvolvimento: perspectivas para se discutir a Educação Infantil), referenciadas no pensamento de Henri Wallon, consideram que a importância de tal dimensão lúdica nessa fase da infância está relacionada ao fato de que
A) a criança, logo no início de sua vida, já tem habilidade para agir sobre as coisas que a cercam.
B) uma particularidade biológica da espécie humana é a relação imediata entre indivíduo e meio.
C) no faz-de-conta, a criança está em um mundo só seu, em um mundo de fantasia.
D) o faz-de-conta serve como um meio pelo qual a criança experimenta as diferentes representações que tem das coisas e dos outros que a cercam.
E) o faz-de-conta auxilia a criança a não se dissociar das situações de que participa e da identidade das pessoas ao seu redor.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 88
Vamos para o Anterior: Exercício 86
Tente Este: Exercício 118
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Pedagogia