PedagogiaDiversos (13)
- (CEPERJ 2022)
Segundo Perrenoud (1999), nenhuma didática deveria ignorar a heterogeneidade dos estudantes, devendo ser considerados aspectos que abordem a diversidade na formulação de avaliações escolares. Neste contexto, marque a alternativa que se refere a um aspecto adequado a uma prática avaliativa que considere a diversidade no ensino da língua materna:
A) O professor deve selecionar os tipos de textos necessários a uma adequação do estudante ao uso adequado da norma culta da língua materna.
B) O professor deve partir dos conhecimentos efetivos de cada estudante e utilizar recursos que mobilizem cada um deles para o avanço necessário, isto é, elaborar situações didáticas com atribuições diferenciadas.
C) O professor deve elaborar situações didáticas de mesmo grau de dificuldade para que equiparar o acesso ao ensino de maneira uniformizada, principalmente para aqueles que apresentam dificuldades em se expressar adequadamente.
D) O professor deve considerar o desenvolvimento espontâneo da linguagem humana e selecionar o que considera relevante para que a turma alcance os mesmos níveis de desenvolvimento da língua materna, evitando o trabalho com materiais diferenciados.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 304
Vamos para o Anterior: Exercício 302
Tente Este: Exercício 201
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Pedagogia