PedagogiaDiversos (13)
- (FEPESE 2021)
Segundo Sena (1999), uma metodologia do ensino de língua não pode ser vista como uma questão puramente mecânica que busque tão apenas estabelecer recursos visando a uma melhor apreensão dos tópicos gramaticais, geralmente propostos como conteúdo programático das aulas de língua portuguesa.
O ensino da língua: uma questão instrucional ou política? In: Palavra, poder e ensino de língua.
Assinale a alternativa que vai ao encontro da ideia apresentada no texto.
A) Sendo a escola o lugar de aprender, deve-se trabalhar a gramática, mas com separação da prática pedagógica da linguagem em três grandes blocos – redação, leitura e interpretação, gramática.
B) Sendo a escola um espaço para entender o mundo, o aluno precisa ser poliglota dentro da sua própria língua, dominando, além da variante do seu grupo social, a variante considerada culta, sabendo que esta é a mais importante.
C) Sendo a escola o espaço do saber, é necessário um ensino de caráter normativo e científico, voltado para as particularidades que mesmo sem importância para o aluno, podem ajudá-lo futuramente.
D) Sendo a escola um espaço social, é preciso ensinar as variações linguísticas em detrimento da norma culta.
E) Sendo a escola um espaço que deve abranger o cultural, a metodologia deve ser pensada dentro de pressupostos de ordem histórica, social e política. A norma culta entraria como parte da cultura, além das outras variantes.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 133
Vamos para o Anterior: Exercício 131
Tente Este: Exercício 261
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Pedagogia