Procura

Educação físicaBases sócio-históricas da educação física


EXERCÍCIOS - Exercício 252

  • (Prefeitura de Fortaleza - CE 2022)

Historicamente, a Educação Física Escolar representou diferentes papéis quanto à sua função no processo de formação dos alunos, conferindo-lhe conotações relacionadas às vertentes da saúde, do esporte, da recreação, da ludicidade, da cultura. Sobre o processo histórico da Educação Física Escolar, assinale a alternativa CORRETA.
I) A concepção biopsicossocial trouxe para a Educação Física Escolar a ampliação do entendimento de corpo superando o viés biologicista e inaugura uma nova atribuição para a disciplina na escola, legitimando o papel do professor e a contribuição da disciplina para a formação integral do aluno.
II) A introdução da Educação Física no âmbito escolar, no Brasil, sob a denominação de ginástica, foi fortemente influenciada pela concepção higienista, cujo objetivo era promover a adoção de hábitos saudáveis para ficar livre de doenças.
III) Na década de 1970, os objetivos da Educação Física na escola estavam vinculados à formação de uma geração forte, capaz de suportar o combate, a luta, para atuar na guerra. Para tanto, o esporte foi fortemente utilizado para enaltecer os mais habilidosos em detrimento dos incapacitados.
IV) As mudanças nos objetivos da Educação Física, que aconteceram nas décadas de 70 e 80, foram influenciadas por correntes humanistas em contestação à concepção tecnicista e denominaram-se movimentos “renovadores”.
Estão CORRETAS as afirmativas:


A) I e II.

B) I e III.

C) I, II e IV.

D) II e IV.


Vamos para o Anterior: Exercício 251

Tente Este: Exercício 21

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Educação física






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=2.92ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.51ms))((ts_substr_c=1.13ms))((ts_substr_im=0.97ms))
((total= 6ms))