Educação físicaBases sócio-históricas da educação física
- (Prefeitura de Fortaleza - CE 2022)
Sobre os aspectos que envolvem a competição e a cooperação no cenário escolar nas aulas de Educação Física, analise as alternativas abaixo e, em seguida, assinale a única alternativa INCORRETA.
A) O esporte como construção histórico-social humana em constante transformação e fruto de múltiplas determinações precisa ser pedagogicamente tratado na escola e proposto aos alunos a partir de seus diferentes aspectos que envolvem a competição e a cooperação.
B) Ao tematizar o esporte nas aulas de Educação Física, o professor pode incluir experiências práticas, com a utilização de jogos competitivos e cooperativos, para que os alunos conheçam e compreendam as principais diferenças entre estes, bem como para que possam vivenciar as diferentes vertentes que esse tema oferece.
C) O esporte na escola pode ser realizado para proporcionar o desenvolvimento de valores, viabilizando que os alunos possam reconhecer a importância de suas capacidades, e isso pode ser vivenciado com a inclusão de características do esporte como prática competitiva e cooperativa, por meio da colaboração e também do rendimento ótimo, que pode ser ensinado.
D) Metodologicamente, nas aulas de Educação Física Escolar, o esporte, em sua vertente competitiva, precisa ser explorado como ponto de partida porque isso possibilitará a ancoragem dos conhecimentos dos alunos, uma vez que, fora da escola, é essa perspectiva de esporte que os alunos vivenciam.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 252
Vamos para o Anterior: Exercício 250
Tente Este: Exercício 180
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Educação física