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Educação físicaBases sócio-históricas da educação física


EXERCÍCIOS - Exercício 213

  • (SELECON 2022)

A elevação da expectativa de vida da população mundial aumentou consideravelmente na última metade do século XX. Assim, as demandas sociais dos idosos ultrapassam os limites da geriatria e da gerontologia, atraindo outros campos de conhecimento, como é o caso da Educação Física. Contudo, segundo Farinatti e Ferreira (2006), as ações voltadas à saúde deste grupo ainda se pautam numa perspectiva excessivamente medicalizada e caracterizada pela ausência de incapacidades e doenças. Para os autores, essas ações são limitadas, pois a saúde possui natureza multifatorial e sua promoção deve considerar todas as potencialidades dos indivíduos. No entanto, em relação ao idoso, isso depende, sobretudo, da:


A) participação da sua família na escolha das atividades que ele pode ou não fazer

B) classificação de risco dos seus exames de imagem e de laboratório, bem como avaliação médica

C) integração das políticas de estados e municípios na implementação de academias populares

D) preservação da sua capacidade de escolha e do respeito às suas opções de vida


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