Educação físicaBases sócio-históricas da educação física
- (SELECON 2022)
A elevação da expectativa de vida da população mundial aumentou consideravelmente na última metade do século XX. Assim, as demandas sociais dos idosos ultrapassam os limites da geriatria e da gerontologia, atraindo outros campos de conhecimento, como é o caso da Educação Física. Contudo, segundo Farinatti e Ferreira (2006), as ações voltadas à saúde deste grupo ainda se pautam numa perspectiva excessivamente medicalizada e caracterizada pela ausência de incapacidades e doenças. Para os autores, essas ações são limitadas, pois a saúde possui natureza multifatorial e sua promoção deve considerar todas as potencialidades dos indivíduos. No entanto, em relação ao idoso, isso depende, sobretudo, da:
A) participação da sua família na escolha das atividades que ele pode ou não fazer
B) classificação de risco dos seus exames de imagem e de laboratório, bem como avaliação médica
C) integração das políticas de estados e municípios na implementação de academias populares
D) preservação da sua capacidade de escolha e do respeito às suas opções de vida
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